Mesmo contrariando os inúmeros fãs xiitas da série e os comentários de quem gostou dessa finale, preciso dizer que não consigo defendê-la. Depois de uma temporada bem irregular, onde todos esperamos, pacientemente (ou não) durante 19 episódios, um twist descente que trouxesse o Deanmon de volta ou, sei lá, algo satisfatório, com potencial para um desenvolvimento legal, daqueles de dar dor de estômago de ansiedade por esperar até outubro, não, tivemos um episódio chato, sem ritmo e com um clímax totalmente aquém de qualquer outra finale de Supernatural. Peço perdão, mas minha indignação é monstruosa. O episódio passado foi ótimo, um dos melhores da própria série, daí então somos obrigados a ver um desfecho desses. É de chorar.
Já fiz cara de ‘what?’ com o plot filler que foi introduzido apenas para potencializar a mudança do Dean. Acho que não era necessário já que vimos o Dean virado na foice no episódio passado. Perda de tempo e só serviu pra alimentar a impaciência. Sabíamos que o Dean estava se lixando pra tudo e pra todos depois da morte da Charlie. Sua bondade foi suprimida pela raiva e desejo de vingança. Aí descobrimos que Rowena abriu mão do desejo maior de ver ser filho morto (pois é, ela queria mesmo o Crowley morto) e decidiu fazer o feitiço de remoção pela troca da liberdade e da posse do material usado. Primeira contradição aparente do episódio. Ela afirmou, mais de uma vez, que só iria colaborar quando Sam matasse Crowley. Mudou de humor e de ideia. Mas não foi a única mudança! Cas decidiu pedir a ajuda do próprio Rei do Inferno, aquele que vomitou todo o restinho de bondade e bradou que seria implacável voltando a reinar com toda sua fúria e maldade, e então, o que aconteceu? Ele resolveu ajudar. Como assim? Todos sabiam que usar o Livro dos Condenados teria consequências mas ninguém sabia o que aconteceria realmente, como disse Sam, eram suposições, inclusive Crowley, e ele resolveu ajudar sem ter certeza que tiraria vantagem da situação. Crowley, o rei da barganha, não se incomodou em barganhar dessa vez (fazer o Cas implorar não é uma barganha descente).
Mas as discrepâncias não pararam por aí. Dean usou o restinho de consciência que ainda lhe incomodava e convocou a Morte porque queria morrer (sério?). Um dos personagens mais legais de toda a mitologia da série apareceu para explicar o propósito da Marca e a real consequência de todo esse esforço para sua remoção. Se livrar da Marca de Cain significaria soltar a escuridão. Fazendo um paralelo com Cain e Abel, Dean deveria matar seu irmão Sam para ser exilado nos confins do universo e não fazer mais mal a ninguém. Que negócio sem nexo. Se assim o fosse, Cain também teria sido retirado da Terra. Pois bem. Depois de um diálogo até interessante sobre o bem e o mal existente dentro de cada um, uma última tentativa de resgatar o Dean bom que desistiu de lutar pela própria vida, os irmão caíram no braço e Sam se rendeu. Penso que ele preferiu a morte do que viver sem o irmão. Então Dean, de posse da foice da própria Morte matou-a (ou não). Que se dane a humanidade. Mais ou menos isso. Tudo bem que Dean não sabia que o feitiço para remoção estava em andamento, mas Sam sim. O Sam coerente, racional que conhecemos deu lugar a esse aí que nem sei explicar.
Rowena fez lá sua macumba e a Marca de Cain sumiu num raio. O feitiço foi ‘batizado’ porque deu poderes a bruxa e ela conseguiu se livrar das correntes supressoras e ainda colocou uma uruca em Cas pra matar o Crowley. Esse plot foi ainda mais blé que o da Marca. Rowena nunca amou o filho mais amava Oskar, filho de uma família que lhe ajudou em tempos difíceis. Era um amor lindo até ela não exitar em matar o imortal (?) para ter seu tão desejado poder supremo e declarar guerra aos seus opressores do velho Coven. Tá certo que a Rowena é um personagem até ‘tragável’ mas fica inconcebível a ideia de que ela possa ser uma vilã em potencial desenvolvida na próxima temporada. Não existiria melhor inimigo agora do que o próprio Crowley para a ascensão da série. Imagine o vilão bad ass amado pelos fãs contra os irmãos, sendo capaz das maiores atrocidades possíveis só para fazê-los pagar por tê-lo feito de cachorrinho. Então, a escuridão ganhou a liberdade, foi cuspida das entranhas da Terra e, entre raios, terremotos e trovões, engoliu, logo de cara, os irmãos Winchesters.
Gente, me perdoem mas não tem como digerir tudo isso que vi e escrever uma review imparcial. Mesmo olhando para o lado psicológico que foi bem explorado no episódio, proporcionando mais um mergulho no íntimo dos irmãos Winchesters e fazendo-nos tomar-lhes o lugar, não tem como defender essa finale. Foi pior que matar Leviatãs com alvejante! Não sabemos o que vai acontecer com eles dentro daquela escuridão toda mas uma coisa é certa, vai ter Dr rsrs. Mesmo Dean desistindo de matar o irmão em cima da hora, isso vai pesar no psico dos dois a qualquer custo. Dean falou coisas horríveis pro Sam mas todo mundo sabe, desde sempre, que Dean mata e morre pelo Sam. O caçula também teve seus momentos de desistir do irmão a um tempo atras mas agora trocou a humanidade pela vida do irmão e quase foi degolado por isso. Imagino a DR tomando uns 3 episódios da próxima temporada rsrs.
Enfim, já deu pra perceber que não gostei e não me conformo. Não foi o pior episódio que já vi mais foi o desenvolvimento mais desleixado que acompanhei (opinião própria). Em 10 anos de Supernatural, Brother´s Keeper foi a finale mais sem graça de todas. Só continuo porque, como já falei antes, a série já se tornou uma obrigação, uma religião, e, para aqueles aficionados como eu, fica quase que impossível largar. Mas a decepção com o fim da Marca de Cain, a certeza de que Deanmon não ressurgirá e a Rowena como manda-chuva da bruxalhada na próxima season só dão vontade de chorar. Serão 4 meses de descanso e não quero nem pensar no que virá. Pela primeira vez penso dessa forma e fico mais triste ainda.
Sem mais o que dizer (acho que já esculachei demais), espero sua opinião. Se você gostou, me perdoe e sinta-se a vontade de explicar seu ponto de vista, quem sabe eu veja a luz no fim do túnel que você está vendo. Obrigada por acompanhar minhas reviews, pelos comentários e até a próxima temporada.
Ps.
* Pra não dizer que não espero nada, o tio Lu pode ressurgir, isso seria uma alegria enorme.
* A abertura do episódio foi linda, melhor que todo o resto.
* Vamos continuar naquela corrente do bem pelo Jared. Positividade e orações para fortalecê-lhe o espírito. Ele merece.
4627
Nenhum comentário:
Postar um comentário