quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Person of Interest | Review – 3×04: Reasonable Doubt

Person-Of-Interest-3x04-I“Neste momento somos o seu juiz e júri.”
Reasonable Doubt foi o episódio apresentado por Person Of Interest essa semana. Foram 42 minutos surpreendentes que trouxeram mais reviravoltas do que muitos filmes de espionagem com duração de 2 horas onde o time machine desvendou mais um enigma: victim or perpetrator?
O caso da semana nos traz o CPF de uma promotora, Dr. Vanessa Watkins que, a princípio, ligou para a guarda costeira porque viu o corpo do seu marido, o advogado de defesa Jeremy Watkins, boiando ao cair do seu iate. Após uma investigação mais detalhada, as evidências apontam para assassinato e Vanessa é a principal suspeita. Seguindo a mesma premissa do episódio passado, acompanhamos a trama sem saber ao certo se Vanessa é vítima ou criminosa. Mesmo cometendo pequenos delitos, a dúvida é se ela está fazendo tudo para provar sua inocência ou para cobrir seus rastros. Enquanto vemos todo o departamento de polícia numa caçada comandada pelo detetive Camerom, um desafeto do casal em questão, somos conduzidos até os últimos instantes do episódio para só então descobrirmos toda a verdade.
O que está me irritando em Person Of Interest ultimamente é o rumo que o plot da Carter vem tomando. Não que não seja importante para a trama, muito pelo contrário, mas me deixa nervosa saber que ela foi rebaixada e agora anda de fardinha com um chato nos calcanhares. Ela é muito competente e merecia outro destino, mas, enfim. A cena em que ela se encontra com Reese para conversarem sobre o caso e aquele guardinha azucrinante aparece bem na esquina de forma suspeita deixando Carter sem reação foi irritante. Bem evidente que o cara vem como um pau mandado da HR para vigia-la.
A Shaw é aquela pessoa que pode entrar em qualquer situação de disfarce, mas seus olhos não mentem, ela é totalmente psicótica. A melhor cena do episódio foi quando ela joga na cara da Nicole, suposta melhor amiga de Vanessa, o seu caso com o Jeremy e a acusação de Vanessa tê-lo matado, tudo isso engatilhando uma pistola, tomando uma taça de Chardonnay e discutindo o assunto do livro numa reunião do clube do livro com as riquinhas pseudo-intelectuais. A desenvoltura e naturalidade da Shaw me lembram daqueles filmes de suspense psicológico onde o maluco sempre tortura as vítimas antes de ser capturado ou morto. Só que dessa vez a doida da vez está do lado certo. Plot realmente muito bom.
A reviravolta do episódio se dá de forma progressiva, mas não imprevisível já que o corpo do moço nunca foi encontrado. Para quem assiste muitas séries e filmes, esse negócio de forjar a própria morte já foi explorado muitas vezes e isso tira o elemento surpresa, certo? Errado! No fim das contas, a Vanessa e o Jeremy estavam juntos na fake dead, mas o  que ela não sabia é que ele já tinha planejado incriminá-la como também não fazia ideia do caso que ele tinha com sua melhor amiga. Com um enredo tão bem escrito e amarradinho, nos deparamos com uma esposa aparentemente inocente mas com um assassinato premeditado prestes a realizar.
Person-Of-Interest-3x04-II
Após enganar o pequeno julgamento do time machine, Vanessa vai ao encontro de seu marido para colocar seu plano final em prática quando Reese aparece. Ele se vê naquela situação confusa na qual um enganou o outro que juntos planejaram enganar todo mundo e decide deixar a situação se resolver por si mesma. Retira uma arma do suit, limpa com um lenço, a deixa em cima da mesinha e sai com a frase: – “Estou no ramo de impedir coisas ruins de acontecerem. Não sei se o que está prestes a acontecer é uma coisa ruim”. Não sabemos o que aconteceu mas a atitude do Reese vai dar muito assunto a ser discutido com o Finch.
Pode ter sido ultrajante e absurdo, mas eu gostei demais do encerramento. Quando percebemos todos os detalhes, nosso senso de justiça se confunde com vingança e não damos a mínima em salvar o casal criminoso. Eu não sei o que a atitude do Reese significa para ele, mas acrescenta outra dimensão à sua personalidade. Como o personagem principal da série tivemos sua história dissecada nas duas primeiras temporadas e um Reese Law & Order sendo desenvolvido nesta. Desconfio que seu personagem terá um up a partir dessa última decisão.
Episódio muito bom, como sempre, você não acha? Deixe sua opinião.
18 de outubro de 2013 em Manicômio Séries


Nenhum comentário:

Postar um comentário