quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sons of Anarchy | Review – 7×09: What A Piece Of Work Is A Man


“Isso nunca acaba, Jax?” – Wendy
É Wendy, acaba sim. Faltando apenas quatro episódios (serão 13 ou 12?) para o encerramento da série até que enfim tivemos um episódio que não passou aquela sensação de enrolação ou encheção de linguiça. Algumas respostas foram dadas e alguns arcos começaram a se fechar para o tão esperado clímax. Enquanto isso choramos o luto pelo bom soldado que foi sacrificado. Antes da temporada começar, o Sutter ‘spoillou’ que dois dos sons de Redwood seriam mortos antes da finale. Lá no comecinho perdemos o West que guardava as armas no depósito. West não era um dos que estão sempre em evidência mas era um SAMCROW. Agora, perdemos o grande querido Bobby ‘Elvis’.
Bobby Munson era respeitado pelos sons. Ele era considerado o mais descente de todos (dentro dos padrões de decência de SAMCRO), racional, ponderado, a consciência, que andava meio calada ultimamente mas que, num passado não muito distante, era o braço direito de Jax, seu conselheiro mais próximo. Faz sentido ter sido justamente ele o escolhido para morrer de forma tão triste nesta temporada já que era o que menos merecia. Após a morte de Piney na 4ª temporada, de Opie na 5ª temporada e de Tara na 6ª temporada, penso que não foi lá muito surpresa que o Bobby não chegaria vivo ao fim desta. A morte de Bobby foi preparada e anunciada por isso não achei tão chocante (não me julguem). Além do spoiller do Sutter, o Bobby já havia perdido um olho e os dedos da mão esquerda (fora que sua mandíbula também foi quebrada) o que tornaria sua vida como son muito difícil. Mas é claro que não deixa de ser triste e lamentável, uma cena forte de se ver o cara levar um tiro na cabeça a queima roupa, de forma fria e cruel, deixando os sons e os fãs da série tristes e desconsolados (Happy chorando me cortou o coração).
Sons.of.Anarchy.S07E09 V
E o que falar do Jax? Agora sim parece que a ficha está caindo. Ele sempre precisou de um empurrão emocional pesado para enxergar os erros do caminho. Depois de ter presenciado a morte do Bobby, conversando com a mulher do pastor e seu filho, ele admitiu que quanto mais tenta acertar mais besteiras acaba fazendo o que dá uma nuance de como devastado ele vai ficar quando souber que a besteira maior foi ter acreditado no KO da mãe e ter declarado guerra aos chineses. Esse reconhecimento não significa que ele parou de fazer besteira. A prisão de Marks, mesmo sendo a melhor saída para o momento, trará consequências terríveis. O Moses continua por aí, é maluco por uma tortura básica e a mulher do pastor precisará confirmar a declaração escrita com a polícia. Tenho meus receios com relação a esse ‘band-aid’.
E por falar da família do pastor, foi de Grant que ouvi a frase que define essa temporada. Quando ele é confrontado por Jax que queria o tal vídeo do pastor e pede pro rapaz confiar nele ouvimos a pérola: “- Por favor, pare de dizer isso. Toda vez que fala assim algo ruim acontece.” Exatamente. Falei na review passada que as promessas de Jax estavam se tornando vazias e continuam na mesma condição, eles ainda correm muito risco. Jax precisará de muito mais que um dos sons para protegê-los do Marks preso e de um Moses motivado.
Aquém a essa confusão toda estão Unser e Jarry bem pertinho de descobrir a verdade sobre a morte da Tara. Jarry perdeu o restinho da moral depois de ter levado aquele empurrão da Gemma e não teve peito de fazer nada, nem a cena pública com o Chibs salvou sua imagem nesse episódio. Senti um ódio imenso, mais uma vez, por Gemma e sua confiança pretensiosa de que nada a atinge. Ela nem sonha que Unser e Jarry combinaram de que ninguém precisa tomar conhecimento que eles sabem que o Chris Dun não matou a Tara. Isso dá uma vantagem enorme a Unser que, agora está a um passo para desvendar a charada. Alguém disse que, se Unser descobrir, Gemma mata ele. Não sei não, Unser é mito, patrimônio da humanidade, o cancer não o matou, penso que não seria justo com o personagem mais épico da série rsrs.
Sons.of.Anarchy.S07E09 VII
Agora Gemma pode acrescentar mais uma morte sobre os ombros. Já são inúmeras já que todos os que morreram, amigos ou não, são frutos de sua decisão de matar a Tara. Ela entrou em choque com a notícia da morte de Bobby e foi lá se despedir. O Abel, mais uma vez presencia a avó dizendo palavras suspeitas. Com certeza o menino terá um papel fundamental no clímax da série já que está sendo colocado em cada cena comprometedora da Gemma. Mas o mais interessante é perceber que existem outras possibilidades da verdade aparecer. Tudo vai estourar de uma vez para que Jax não tenha dúvidas nem sobre a morte de Tara nem sobre a real identidade do verdadeiro x9. Além do Unser, do Abel, da remota possibilidade do Juice abrir o bico entregando a Gemma, o plano para saber do Lin quem entregou Jax e sua vingança maluca pode dar certo e acabar entregando o verdadeiro rat. Estopim para uma guerra interna que já está tomando formas. “Isso está além de Indian Hills e Redwood” – disse o vp do Indian Hills.
Para concluir preciso falar do destaque que o Rat teve nesse episódio. Vi por aí uma teoria maluca, achei interessante e decidi compartilhar. Alguém supõe e defende a ideia do Rat ser um policial disfarçado baseado num fato real ocorrido em algum lugar dos EUA com algum mc criminoso. Seria uma reviravolta espetacular para a série. Ele também pode ser o verdadeiro rat (irônico não?) e ter entregado os planos do Jax ao Lin. Só isso para explicar a ênfase que seu personagem anda tendo. O Happy, por exemplo, está lá a muito mais tempo e nunca foi explorado dessa forma. Pode ser que não seja nem um nem outro mas alguma coisa tem que ter senão não tem sentido essas cenas gratuitas dele com a filha da mendiga misteriosa.
Acho que já escrevi demais rs. Foi a empolgação do episódio. What A Piece Of Work Is A Man marcou o fim da era Bobby, um dos mais queridos sons e começou a fechar definitivamente os arcos importantes. Eu particularmente espero que o Sutter tenha errado nas contas e nos dê mais baixas significativas na finale porque Sons Of Anarchy sem morte, sangue, violência e perdas devastadoras (apenas o Bobby não basta) na reta final da temporada não é SOA! Agora você precisa deixar sua opinião, já sabe né?
Quotes:
“Sabe porque gosto de ser seu parceiro, Hap? Porque perto de você eu sou um cara normal.! – Tig
“Consigo sentir que é um homem descente. – Não acho que isso seja verdade.” A mulher do pastor (não lembro o nome dela) e Jax.
“… me possua aqui, bem aqui.” – Jarry
Ps.
* O Bobby merecia um enterro descente. Foi tudo extremamente indigno.
*Charlie Hunnam dando show de atuação mais uma vez. Jax não se permite entrar em luto, ainda não. Foi perfeito. #EmmyparaHunnam.
8 de novembro de 2014 em Manicômio Séries

Nenhum comentário:

Postar um comentário