quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Person Of Interest | Reviews – 4×12-13: Ctrl-Alt-Del / M.I.A.




Depois do chocante episódio 4×11 – If Then Else, ficou difícil pra mim raciocinar e compreender informações complexas. Na verdade não é bem isso. Acho que o que aconteceu comigo foi a vontade de ver uma coisa e a série ter entregado outra me deixando frustrada com o episódio Ctrl-Alt-Del. Ver a Controle sendo manipulada pelo Samaritano seria delicioso em outras circunstâncias. A ansiedade pela resposta do paradeiro da Shaw não deixou apenas o team machine em angustia, eu também fiquei agoniada para saber se os roteiristas iriam mantê-la no limbo ou teriam a coragem e matá-la como fizeram com a Carter.
O episódio Ctrl-Alt-Del seguiu dois plots: A equipe procurando incansavelmente a Shaw, tocando o terror na cidade e a Controle e seu embate medíocre (pra ela, pensando que podia burlar o sistema, tadinha) com o Samaritano. Embate esse que só serviu pra ela perceber que sua determinação cega e dedicação total agora não contam mais, que seus serviços podem ser descartados a qualquer hora se suas ordens e interpretações forem de encontro aos objetivos do Samaritano. Vale salientar a ousadia do Samaritano em enviar seu agente mais bizarro para intermediar uma conversinha íntima com o Presidente. O menino insistentemente cercou Mike, o maior bananão dessa trama, dando informações sobre a bolsa de valores e como ela vai terminar seu dia, contando também sobre seus próprios investimentos. Sinistro.
No fim das contas, depois do encontro entre Root, Reese, Finch e Controle, esta fica com a pulga atras da orelha com toda a operação de pesquisa feita pelo Samaritano. Ela acabou encontrando o último suposto terrorista e deu cabo dele mas não sem antes saber de toda a trama que o Samaritano armou para burlar o sistema e enganar a todos os agentes da Segurança Nacional recrutando pessoas etnicamente suspeitas. Sua inspeção na sala onde a Shaw foi baleada confirma que ela ainda volta e pode até mudar de lado.
Person.of.Interest.S04E13 I.
Já no episódio M.I.A. A busca por Shaw é o plot principal desenvolvido. Essa busca os levou até uma cidadezinha na região metropolitana de New York chamada Maple. Maple foi escolhida pelo Samaritano para ser sua fazendinha de formigas. A Machine levou algum tempo para aprender sobre os humanos e teve um ótimo e consciente professor, o Finch, mas o Samaritano em toda sua arrogância e pressa, escolheu uma cidade falida e colocou em prática todo o seu poder de manipulação apenas para estudar as reações diversas. O Samaritano também escondia nessa cidadezinha uma fábrica de neurotransmissores para serem implantados nas pessoas a fim de monitora-las em toda e qualquer circunstância. Assustador.
Na trama secundária encontramos Fusco trabalhando com a Dani Silva, aquela da corregedoria que apareceu a algum tempo atras (nem lembro quando). Fusco recebeu a incumbência de Harold e Dani recebeu como um caso de investigação. Ambos mal acreditaram que o mosca morta que estavam vigiando seria um assassino de aluguel que fazia o serviço de queima de arquivo para gangues. Dani acabou matando Albert Weiss que de bonzinho só tinha a cara e nós ficamos com aquela impressão de que um personagem recorrente pode surgir já que nossa querida Shaw está de folga.
Voltando a falar na Shaw, foi muito legal sentir o suspense de não ter a resposta sobre ela. A série já lidou com uma grande perda de forma rápida e chocante, dessa vez nós ficamos no suspense de saber sobre que fim levou Sameen. Somos conduzidos a pensar que é realmente a Sameen que está presa na fábrica e só descobrimos nos últimos momentos que a moça é outra (para tristeza de John e desespero da Root). Ela é uma secretária que trabalhava na Bolsa de Valores e foi levada para fazer parte da experiência em Maple. A dupla frustrada conseguiu sair da confusão mas a desesperança é geral.
Ressaltando a conversa entre Root e Harold no fim do episódio, cena de um texto maravilhoso, percebemos que aquele amor maluco que ela sentia pela Machine não supera o amor que ela tem pela Shaw. A Machine acaba pedindo que eles parem de procurar a Shaw e a reação da Root é de despedida porque sabe que Harold não procurará mais. Acredito que ela vai começar a agir por conta própria enquanto o team machine continuará com suas missões.
Person.of.Interest.S04E13 II
No final fiquei muito feliz em ver a Shaw viva, mesmo que presa e a mercê dos planos sinistros do Sr. Greer e do Samaritano, nós podemos nutrir a esperança de que ela vai voltar (depois do resguardo rsrs). Mas o team machine não sabe dela e vão continuar suas vidas sem resposta por algum tempo, creio eu.
Os roteiristas tiraram nosso suspense sobre a Shaw mas, pela qualidade absurda quePerson Of Interest tem, acredito que será suprido por outras surpresas e reviravoltas porque POI é sensacional. Espero você no próxima review, ok?! Deixe seu comentário e até mais.
10 de fevereiro de 2015 em Manicômio Séries

Nenhum comentário:

Postar um comentário