quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sons of Anarchy | Review – 7×11: Suits Of Woe




“Gemma sabe toda a verdade atrás de toda mentira ou de todo segredo. Ela é a janela do confessionário.” – Juice
Que difícil escrever sobre esse episódio. Depois de chorar meia hora após ter terminado de ver o episódio só consegui pensar em juntar os caquinhos do coração despedaçado. Testemunhamos finalmente o que esperávamos durante as últimas 10 semanas – A revelação da ‘verdade por trás de toda mentira e de todo segredo’ e, confesso, doeu mais do que eu pensei. Suits Of Woe foi mais um dos inúmeros episódios perfeitos, carregados de dramaticidade, tensão e sofrimento produzidos pela equipe do Sutter que carrega o fã quase sem respirar por mais de uma hora, isso é incrível. A cereja do bolo deste episódio foi que ele se tornou um marco para o britânico Charlie Hunnam que entregou a melhor performance da sua carreira.
Jax afinal descobriu a verdade sobre a morte de sua Old Lady. O episódio inicia justamente onde o anterior nos deixou, com o Jax no quarto do Abel. Ele ficou bem bolado pela declaração do filho e não precisou de muito para juntar os pauzinhos sobre toda a história. Wendy deu aquela mãozinha contando sobre a ajuda que Gemma deu a Juice e a ficha caiu. Os acontecimentos daí pra frente foram só para confirmar o que ele já sabia.
Eu me surpreendi com muita coisa porque errei vários palpites, o que me deixou bem feliz. Errei feio principalmente sobre dois deles: O Unser descobrindo a verdade antes de todos e o Rat sendo o rat. Este nem vou comentar, deixa pro próximo episódio, vamos ao primeiro. O eterno Unser foi questionado por um Jax transtornado, aflito, sobre Gemma, Juice, o obscuro encontro dos dois e não juntou as peças do quebra cabeça. Se juntou, não deu a menor pinta porque exibiu uma cara de ‘what?’ durante todo o episódio. Achei estranhíssimo o fato de ele ter despejado a verdade sobre o chinês estar preso em Vegas na noite do assassinato como outros detalhes tanto para Jax como para Gemma. Unser serviu para duas coisas, proporcionar o diálogo mais denso e emocionante da temporada (até agora) e retardar o confronto entre Jax e Gemma.
Na prisão Juice pôs fim na nossa curiosidade sobre o x9, dedo duro (sério que foi mesmo o Charlie Baroski?) e matou o Lin. Mas quando ele é levado pra falar com o Jax ele percebe que não tem mais chances. Jax merece saber de toda a verdade e isso vai lhe custar caro, ele sabe disso mas não se importa mais. Foi uma das melhores cenas que já vi na vida. O Charlie Hunnam e o Theo Rossi conseguiram, numa interação assustadora, arrebatar quem assistiu para dentro daquela sala, dentro da ansiedade, dentro da dor. Foi arrepiante, emocionante e triste. Com a respiração entrecortada, os olhos marejados e suplicantes Jax contou com detalhes o que aconteceu com seu filho esperando que Juice, por bondade, lhe dissesse a verdade. Juice, por sua vez, despeja tudinho com a serenidade melancólica da certeza de estar fazendo a coisa certa mesmo que seja sua sentença de morte. Acho que saber sobre o Bobby só lhe deu mais certeza de que sua morte está mais próxima do que ele imagina mesmo que seja rápida, como garantiu Jax.
Depois desse desgastante encontro acompanhamos uma sequência alucinada da eventos, como uma reação em cadeia de acontecimentos que acentuou mais ainda o fato de que tudo está errado por causa da mentira da Gemma. Jax, prestes a desmoronar, percebeu que todos estão sob sua responsabilidade e que a dimensão da coisa é gigantesca e incontornável. Enquanto ele procurava a mãe – que fugiu porque Unser não conseguiu segurar a língua, ele descarregou uma fração de sua angústia justamente no velhinho desaforado, corajoso e tagarela, o que acabou gerando um alerta de agressão para tirá-lo das ruas.
Sons.of.Anarchy.S07E11 IV
Nero, por sua vez, ficou sabendo de tudo pelo telefone enquanto olhava incrédulo pra Gemma. Ela sempre deu sinais de sua insanidade latente mas os sentimentos dele por ela não o deixaram ver e, agora, o mundo desmoronou diante da verdade. Coitado do Nero, a mulher é uma monstra e ele foi um babacão que não tinha noção da capacidade destruidora que ela tem (não consigo gostar do personagem). Não vou mentir, não me julguem por favor, mas não consegui sentir pena dele, apesar dele ser uma boa alma (nada contra o ator Jimmy que foi um monstro na interpretação). Só me vinha a mente a possibilidade que ele teve de se afastar e não o fez. Agora só lhe resta uma confusão daquelas na vida e na alma.
O alerta do Unser culminou numa perseguição bem estilo filme de ação dos anos 80 e, depois que conseguiu se livrar dos policiais, Jax contou a verdade para o mc. Oh Boy! Os sons recebem a bomba de que todas as jogadas, traições, mortes, reviravoltas, perdas e perigos foram construídos sobre uma mentira e que a mãe do presidente, a Old Lady explosiva e temida é a fonte dos problemas atuais. Caramba! É justamente aí que não consigo mais pensar. Quando ele chama a responsabilidade para si e diz ao mc que vai tentar deixá-los na melhor posição possível dentro dos negócios e alianças, a sua convicção de que não tem volta pra ele já dá a ideia de que ele pode tomar os mesmos rumos do pai quando supostamente se atirou com moto e tudo debaixo de um caminhão.
Sons.of.Anarchy.S07E11 I
As lágrimas copiosas e o lamento lacerante de Jax já me encontraram exausta emocionalmente, não houve resistência e o nó na garganta presente desde a cena com o Juice deu lugar ao choro profuso. Nos braços de Nero, Jax pede explicação do por quê sua mãe ter matado Tara daquele jeito. E o mais dolorido é a consciência de que toda dor, mortes e destruição que houve por causa de suas decisões baseadas nos seus planos de vingança vieram da mentira dela. Mas apesar de tudo ele a ama, ela é sua mãe e a ideia de matá-la é mais torturante do que a própria dor da morte da esposa.
Posso dizer que Suits Of Woe foi o melhor episódio de Sons Of Anarchy que eu vi. Apesar de não esperar nenhum final feliz dessa trama, estou satisfeitíssima por ter minha expectativas preenchidas com louvor pela guinada no roteiro nesta última temporada. Toda a trama foi construída de forma desagradável para que o fim fosse épico. Mesmo sem a conclusão acredito que nós, os fãs, já temos essa certeza.
O próximo episódio só será exibido no dia 02 de Dezembro, então temos alguns dias a mais para digerirmos tudo o que aconteceu em Suits Of Woe e pressupormos como será o confronto entre mãe e filho. Fique a vontade e deixe seu comentário.
Quotes:
* ”Obrigado por dizer a verdade, vou me certificar que seja rápido.” – Jax
* ”Bem, sou um cara popular!” – Juice
* ”Suas cabeças estão tão enfiadas na bunda que não conseguem ver o óbvio.” – Juice
* “Obrigada por cuidar tanto do meu neto.” – Gemma
* “Lamento que essa família que me foi dada criou tanto caos na família que eu escolhi.” – Jax
* “Como pôde fazer isso com Tara?” ´Jax
21 de novembro de 2014 em Manicômio Séries

Nenhum comentário:

Postar um comentário