“Acha que isso muda alguma coisa? Fui eu que venci” – Dominic.
“Por que não está sorrindo?” – Elias
O confronto de titãs aconteceu! Melhor, ele está apenas começando. Dominic, em busca de poder, controle e domínio, de ser o topo da cadeia hierárquica, conseguiu chegar até o chefe do crime organizado mais esquivo, honrado e querido de Person Of Interest. Carl Elias está presente na série desde o episódio Witness da primeira temporada (S01E07) como o personagem criminoso mais intrigante que cruzou o caminho do team machine. Ele comanda com inteligência e honradez os negócios da máfia de New York e ajudou nossos heróis em diversas situações. É interessante pensar nesse relacionamento curioso, onde pessoas que trabalham para salvar vidas tem como melhor fonte de informações o mafioso mais temido, respeitado e poderoso da cidade. As vezes esquecemos que a equipe de Harold importa-se em salvar vidas e não em aplicar a lei. Eles não são justiceiros, são salva-vidas.
Agora Elias está sob ameaça do ambicioso Dominic e sua organização criminosa. Veja que os negócios de Elias são apenas uma das várias conquistas que Dominic quer para si. Ele quer ser o rei do submundo e do topo do mundo. Ele já conseguiu vários aliados e eliminar contratempos ganhando território e poder. Elias é o chefão que chegou ao topo de seus negócios da mesma forma que Dominic, com muita inteligência e estratégia mas agora precisa ser deposto para que seu ‘cargo’ seja conquistado juntamente com suas vantagens. Falei na review passada que o Elias, apesar de ser um criminoso, é um cara honrado, a grande diferença entre os dois titãs, e isso foi posto à prova em The Devil You Know.
Como vimos no final do episódio da semana passada, Elias é o mais novo CPF expelido pela Machine por ter se tornado o alvo número um da Irmandade e Reese foi designado por Harold para fazer a proteção dele. Elias e Anthony, seu fiel escudeiro, foram alertados por Reese da real ameaça mas só acreditaram quando se viram encurralados pelos soldados de Dominic. Depois da captura de Anthony entramos no “jogo dentro do jogo’, uma caçada de gato e rato dentro de um prédio em reforma comprado por Elias de aparente irrelevância. Dominic, que estudou seu inimigo de todas as formas (foi até capaz de roubar a ficha criminal da própria polícia) deduziu que Elias conquistou seu reinado através de segredos, e que eles estariam no cofre em seu escritório. A jogada é bem simples: a troca de Elias por Anthony. Claro que Dominic também pediria a senha do cofre para tomar posse do que ele jurava ser o tesouro maior de Elias, os segredos para chantagem de seus inimigos.
Enquanto Reese tenta tirar Elias a salvo de dentro do prédio ele arquiteta seu próprio plano de salvar tanto Reese quanto Anthony, seu amigo de sempre, colocando em risco a própria vida. Nesse ponto conhecemos a história da amizade entre ele e Anthony, as duas crianças que passaram a juventude no orfanato corretor que agora seria o prédio em reformas adquirido por Elias. A terceira criança seria o contador Bruce que cuida de suas gordas contas no exterior. De acordo com o perfil de Dominic já concluímos que ele não deixaria nem Anthony nem Elias saírem vivos dali por isso Anthony decide dar o aval do auto-sacrifício a seu amigo. Anthony se foi, Elias perdeu seu melhor amigo e não houve vencedor dessa batalha.
Enquanto isso Shaw enfrenta Martine depois de ter sido descoberta. Root deu aquela mãozinha e elas conseguem se safar da vigilância do Samaritano através das zonas mortas da cidade. Shaw agora é uma ameaça ao team machine, seu disfarce caiu e agora ela precisa ficar escondida ou fugir da cidade. Por causa dela foi feita a busca por falhas no Samaritano e descobriu-se que a Machine consegue encobri-los só não se sabe como. Por isso, agora, o fator humano estará a disposição de Martine para capturar e eliminar Shaw e todos os que estão com ela. O Fusco mesmo foi abordado por Martine por ter interceptado o caminhão baú para ajudar a dupla fugitiva. A Décima agora entendeu que precisa usar o coringa da ajuda de agentes já que o Samaritano não consegue identificar nossos heróis como ameaças. Uma desagradável realidade que agora precisa ser levada mais a sério.
Enfim, a primeira batalha entre os titãs do crime foi a pontinha do iceberg do arco paralelo desta temporada. Dominic e Elias serão preocupação constante para o team machine como também o Samaritano e a Décima. Assim como o Sr. Greer sabe que Shaw é um peão no jogo Machine x Samaritano que é administrado por Harold e através dela ele pode chegar ao Finch, Dominic sabe que Reese e Shaw estão sob proteção e ordens de uma ‘inteligência superior’ que não vem da lei ou da polícia e que essa pessoa é o responsável pela proteção de Elias. Coitado do Finch, agora virou alvo das duas grandes ameaças da trama. É o jogo dentro do jogo dentro do jogo.
The Devil You Know deu uma movimentada espetacular nas peças do enredo e focou naquele que venho pedindo a anos que fosse melhor explorado pelos roteiristas – Carl Elias. O Enrico Colantoni é um atorzaço que admiro de longa data. Com discrição e sutileza ele conduz seu personagem com charme e elegância fazendo-o mais e mais fascinante a cada aparição em Person Of Interest. Um bônus só para acrescentar mais qualidade a essa série que é das melhores da atualidade.
Como de praxe, agora é a sua vez de deixar sua opinião para trocarmos ideias, suposições e pensamentos.
Quotes:
“Há um jogo dentro do jogo.” – Dominic
“Vou acabar com você. “ – Shaw. “Pode acabar comigo como quiser.” – Root
“ As vezes a guerra vem até você. E quando chega você pode lutar ou ser conquistado.” – Elias
30 de novembro de 2014 em Manicômio Séries
Nenhum comentário:
Postar um comentário