quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Person of Interest | Review – 4×06: Pretenders


 “Um homem não é um rio, você não é um rei.” – Dominic
Finalmente o Elias está de volta. Com sua reintrodução na trama Person Of Interest pode trabalhar novamente com um arco secundário realmente importante depois do fim da HR e da Vigilância. O Enrico Colantoni é um ator fantástico, com um ar calmo e misterioso de dar medo. Mas não é apenas isso. A volta de seu personagem traz uma nova nuance, uma vertente importante e necessária para quebrar a tensão do arco principal. É uma tensão quebrando outra tensão. Desde o desmantelamento da HR e a morte de Carter nós não temos um arco criminal tão poderoso a ser explorado. É empolgante quando vemos que em POI tudo ressurge em seu tempo programado e as pontas nunca estão soltas, apenas em modo stand by, esperando serem retomadas e religadas.
Enquanto o Samaritano procura a Machine e seus coligados, manipula dados, forja eleições e envia ‘faxineiros’ para limparem sua bagunça, nossos heróis disfarçados lutam para evitar os assassinados previstos pela Machine. Mais cedo ou mais tarde eles tropeçariam mesmo na bagunça de alguma organização criminosa da cidade. Não demorou muito e nós conhecemos a Irmandade, uma facção perigosa liderada por um estrategista cruel e inescrupuloso que não respeita hierarquia ou demarcação territorial. Dominic construiu seu império e agora quer dominação total. Em Pretenders acompanhamos mais um passo dado pela Irmandade para esse conquista.
Person.of.Interest.S04E06 IIV
Nós conhecemos Walter, um cara pacato, atrapalhado, sem amigos, sem vida social e sem juízo rs. Sua paixão platônica o levou a se meter numa roubada sem tamanho. Inspirado no vigilante ‘homem de terno’, muito comentado pela polícia, Walter resolveu se disfarçar de policial e investigar a morte do irmão da sua colega de trabalho pela qual ele alimenta certos sentimentos. Sem detalhar muito, Walter se viu no meio de uma transação comercial de armas pesadíssimas, protótipos em teste capazes de perfurar blindagens e com alto poder destrutivo.
Quando Shaw descobriu que o carregamento desaparecido e tão cobiçado era de armas ficou claro que Dominic estava por trás de tudo. Com essas armas poderosas em suas mãos ele finalmente dominaria todos os territórios da cidade eliminando a concorrência. O que ele não contava era que outro poderosão da cidade também tinha o conhecimento das transações e resolveria intervir. Elias é a fonte do team machine, é o cara que sabe de praticamente tudo o que acontece no submundo da cidade, mas também é um criminoso perigoso. Ele mantem a equipe informada mas além disso comanda seus negócios ilegais em New York. É interessante notar que sua postura ‘colaboradora’ disfarça sua verdadeira condição mas não a muda. Ele também é cruel, estrategista e inteligente. A diferença entre Dominic e Elias é que este tem ‘ética’ (isso realmente existe na criminalidade superior) e respeito hierárquico.
Vejam só, armas não são a praia de Elias mas ele sabe que, se a Irmandade se apoderar das armas em questão, além de seus negócios correrem risco, a cidade toda estaria em grande perigo. Elias tem um grande carinho por New York a qual ele chama de ‘minha cidade’. Não é sobre poder apenas, ele fala com propriedade de quem preza mesmo pela cidade. Então, com uma troca de ajudas, ele socorre John e tem as armas apreendidas e destruídas pelo departamento de polícia.
O embate na beira do rio é lindo. Com um texto maravilhoso nós podemos ver que não se trata de medir os ‘dicks’ e sim de mostrar que não será assim tão fácil derrotar aquele que se julga estar adormecido. Dominic é poderoso, temido e inteligente mas será preciso muito mais para derrotar Elias, tomar seus negócios e dominar seu território.
Person.of.Interest.S04E06 III
Enquanto isso Harold está num congresso em Hong Kong a fim de apresentar um trabalho acadêmico. Eu simplesmente amo o Michael Emerson, que ator fantástico. A aproximação de Beth Bridges despertou a desconfiança de todo mundo que viu o episódio, creio eu. Mas o Emerson exibiu apenas o ar intrigado de quem achou instigante ser abordado e contestado em sua tese de forma tão franca. Na verdade ele bolou um plano muito legal, simples e eficiente de grampear o laptop da dona da Geospacial Predições Analíticas para descobrir a intenção dela e ainda bancar o herói. Elizabeth Bridges é uma peça importante para o Samaritano, conhece Harold e pode vir a ser um problema para o team machine. Felizmente Finch conseguiu grampear o notebook dela e assim terá acesso as informações necessárias para proteção da Machine e a equipe. Não se sabe até que ponto.
Enfim, Pretenders apresentou o novo tom da trama criminal de Person Of Interest. Uma boa briga de cachorro grande vai manter a equipe ocupada enquanto O Sr. Greer e o Samaritano não conseguem achá-la. Foi um episódio muito bom, como sempre, trazendo o humor inteligente e sarcástico já característico da série que faz minha alegria. Não tem como não abrir aquele sorrisão quando o Fusco solta suas pérolas, a Shaw emite seus grunhidos zangados e Reese faz cara de paisagem com as observações do Walter. Simplesmente sensacional. Um prazer semanal que satisfaz qualquer fã.
Espero você semana que vem e não esqueça de comentar.
*Quote
“Como faz isso com sua voz?” – Walter
31 de outubro de 2014 em Manicômio Séries 


Nenhum comentário:

Postar um comentário