quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sons Of Anarchy | Review – 7×08: The Separation Of Crows


“ – Por que começamos isso? – Tara.” Chibs e Jax
Nos restam apenas cinco episódios para o fim de Sons Of Anarchy e tudo é caos. Calma, não estou criticando especificamente a série, The Separation Of Crows foi um bom episódio. Estou me referindo a lambança causada pelo desejo de vingança equivocado. A vida de Jax agora está uma bela bagunça e SAMCRO está atolado na confusão. Alguém aí tem dúvidas de que Jax está mesmo perdido nas ideias e chafurdando na lama do próprio buraco que cavou?
O episódio começa nos enviando às memórias das primeiras temporadas onde Jax ficava horas no telhado lendo o diário do pai e escrevendo o seu próprio. Aquele Jax não lembra em nada o Jax de agora. O Jax que queria realizar os desejos do pai, tirar o clube da marginalidade e levar a vida de forma tranquila, que muitas vezes nos surpreendeu com planos geniais que geralmente deram certo deu lugar a um Jax completamente arrasado e prestes a desmoronar, perdido, sem chão nem cartas na manga para revidar e contornar a situação em que se encontra. De nada adiantou a esperteza e estratégia montada se ele não cortou as arestas e previu os movimentos dos adversários. Todos estão pagando um preço muito alto por sua cegueira vingativa. Neste primeiro momento sentimos toda a fragilidade do loirinho que está sendo aconselhado e fortalecido pelas palavras do velho Gibs que o faz lembrar o por quê de tudo isso – Tara. Gosto do Gibs e estava sentindo falta de suas palavras. Bom ouvi-lo apoiando e reafirmando sua lealdade, mesmo que seja na inocência dos acontecimentos e nas decisões equivocadas. O amor entre os Sons é muito lindo.
Sons.of.Anarchy.S07E08 IV
O plot principal desse episódio foi a descoberta de que Jury era pai de Gibs. Para essa última temporada penso que um conflito interno, entre os próprios Sons Of Anarchy, teria sido um arco muito mais interessante do que as manobras e conspirações externas. Marks e Lin que me perdoem mas uma batalha real entre irmãos é muito mais instigante e substancial. Por isso apostei no plot do Juice e acabei me decepcionando bastante quando percebi que ele teria o mesmo rumo do Otto, ir pra prisão e cumprir os mandados do mc para limpar a própria barra.
O conflito interno demorou mas veio. Jax confrontou Jury que negou ser o rat e eu acreditei. Ele não negou seu parentesco com o Gibs e o desejo de que Jax morresse pelo o que fez mas afirmou com muita franqueza que não foi ele que entregou todo o plano de vingança ao Lin. Ok, Jax ouviu tudo e, para minha surpresa, mostrou que realmente é filho de Gemma, atirou matando o Jury e mentiu. Mentiu pro mc e pra si mesmo. Jury era sua última conexão com o passado, era amigo de seu pai e despertou a fúria falando apenas verdades esquecidas por Jax. Ele matou o Jury baseado em fatos sem provas, usou o cara como bode expiatório mentindo que ele havia confessado sem considerar que, se Jury falou a verdade, o real dedo duro ainda está por aí, e o pior, esse assassinato terá grande repercussão e terríveis consequências para SAMCRO. Tudo por causa de seu presidente impulsivo.
Sons.of.Anarchy.S07E08 I
Fico pensando em qual é mesmo a história central da série. Se Sons Of Anarchy quis contar a história da transformação de um anti-herói batalhador e idealista em um presidente cruel, frio, manipulador e mentiroso então está tudo certo. O foco agora deve ser Jax, o mc, as consequências de todas as decisões erradas e o fim de tudo. Se não era esse o ponto da série então está tudo errado. O JT jamais imaginaria que seu filho seria o veneno de SAMCRO. Tá que o veneno mor é Gemma, mas Jax está seguindo os passos dela e do falecido Clay. A mentira de Jax pro Chibs, aquele que está ao seu lado fazendo as vezes de Bobby que era seu conselheiro, seu braço direito e consciência, me deixaram com a cara no chão. Chibs está ali para aconselha-lo, para apoia-lo a não deixar a peteca cair e Jax teve a coragem de olhar nos olhos dele e mentir. Ele já percebeu que ferrou tudo mas continua tomando decisões equivocadas. Jax só provou que jamais vai admitir os erros antes de saber que quem induziu essa porcalhada toda foi a própria mãe.
Enquanto Jax se debate na crapp, Marks continua mandando picotar o Bobby, Tyler está morrendo de medo, Nero quer ir embora pra fazenda, Unser chega cada vez mais perto da verdade, a casa é invadida e Abel distribui lancheiradas na escola. Vamos fingir que Jax ainda pensa nos filhos e preza pela segurança deles. A única saída é entregar tudo o que Marks quer, tornando sua palavra fraca e suas promessas vazias. Só digo que morro de pena da mulher do pastor e seu bom filho, pelo andar da carruagem eles estão com os dias contados.
Concluindo vou usar as palavras do meu amigo Marcel, The Separation Of Crows “…foi um episódio que serviu para provar mesmo o quanto Jax se enrolou todo nessa vingança desmedida e enfiou os pés pelas mãos.” Está tudo desmoronando, as ‘filiais’ vão se confrontar e seus leais brothers de SAMCRO não estarão inteiros, firmes, de pé em prontidão para as batalhas interna e externa. O negócio fica cada vez mais feio e o fim de todos fica cada vez mais próximo.
Obs.
* Olha a Courtney Love aparecendo novamente. Enfrentar a louca da Gemma e suas ideias não é fácil. Fez um ótimo trabalho.
* O grande ator ruivo Tony Curran que está em Defiance na pele do asqueroso Datak Tarr deu o ar de toda sua ruivisse na pele do vice presidente do Indian Hills. É uma honra fazer uma participaçãozinha em Sons Of Anarchy, nem que seja bem breve.
*Gemma justificando seus atos repetindo a ideia de que não importa o que foi feito e sim porque foi feito me deu um ódio!
* O Velho McNero tinha uma fazenda iaiaiou. E nessa fazenda não tinha mais ninguém iaiaiou. Huahuahua. Tadinho do Nero, acho muito difícil ele conseguir levar alguém, além do próprio filho, para morar nesta bendita fazenda. Sorry Nero.
31 de outubro de 2014 em Manicômio Séries

Nenhum comentário:

Postar um comentário