quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Person of Interest | Review – 4×04: Brotherhood


O elemento surpresa contido no roteiro de Person Of Interest é uma das coisas que mais gosto na série. O desenvolver da trama apresenta constantemente situações que não são o que aparentam ser. Algumas vezes conseguimos identificar facilmente, outras não, e esse foi o caso essa semana. Das duas surpresinhas só consegui desconfiar de uma delas e a outra, depois da revelação, me deixou com raiva por não ter visto durante suas aparições pela evidência contida em todas as dicas lançadas. O episódio introduziu um novo e importante personagem de forma despretenciosa e atrevida.
O Samaritano está quietinho, sendo burlado por todo o esquema de disfarces criado pela Machine, então nosso team machine é levado a enfrentar um novo inimigo mais palpável, uma gangue chamada Irmandade que foi nos apresentada na première. Consiste numa organização baseada no tráfico liderada por um famoso e desconhecido tal de Dominic. Como o Egret – a quem o Harold encarnou muito bem semana passada, o Dominic é aquele criminoso sem rosto conhecido e temido por todos. O caso da semana que conduz o plot principal nada mais é que o pano de fundo para a apresentação desse novo vilão. A dupla de irmãos que vê na sacola de dinheiro a oportunidade de livrar a mãe da cadeia não fazia ideia do vespeiro que estava mexendo.
Na primeira cena de homicídio, de onde as crianças tiraram o dinheiro, John dá de cara com Lennox, uma detetive do DEA que logo se associa a ele já que o caso cruza os dois departamentos. Lennox dá uma de durona mas com o desenrolar dos fatos ela demonstra dissimuladamente que a burocracia do sistema não lhe agrada entregando o caráter de suas intenções. Justifico meu pensamento dizendo que ela não sabia do disfarce do John, então não tem sentido ela ter feito aquelas declarações como um desejo de ser uma justiceira e sim como uma pessoa com intenções de lucro a qualquer custo. Ela já foi logo despejando o que sabia e ainda outras coisas porque ela jurava que John e as crianças não sairiam vivas daquele apartamento. John, mesmo com anos e anos de experiência, não desconfiou em nada e acabou entregando o outro ao bandido. Ruim pra ela que teve um fim precoce.
Grande parte de Brotherhood foi usado na construção do caráter da Irmandade. Os encontros com Elias no metrô só reforçaram a ideia de que se trata de uma organização extremamente perigosa, sem respeito ou demarcação territorial. Eles estão em todos os lugares. Nossos heróis já lutaram contra policiais corruptos, entidades governamentais, corporações mal intencionadas, terroristas domésticos e até contra a máfia, mas agora o crime de rua é o vilão da vez.
Person.of.Interest.S04E04 II
É aí que entra o grande Mini. O cara saiu vivo do tiroteio com os armênios e foi pego pela Shaw. Que melhor forma de se esconder estando à vista de todos? Sob o pseudônimo de Mini, ele estava junto com os brothers nas negociações se passando por um capanga. Dominic expõe aquela cara de cachorro largado depois da mudança e consegue manipular Shaw direitinho. No fim de tudo é que se percebe que ele só estava tentando saber para quem ela trabalhava. Essa jogada de POI eu não percebi e quando ele se revelou que juntei os pontos juro que fiquei com raiva de mim. O grandalhão usa o meio do próprio nome como disfarce e eu não percebi. Nem eu nem muita gente, vamos concordar. No fim das contas, além de ter polpado a heroína da lavanderia, ele conseguiu reaver o dinheiro roubado pela Lennox que acaba com um tiro no meio da testa. Coisas que parecem mixaria quando ele fala sobre o poder que tem em soltar a mãe de Malcon da prisão para que ele possa ter serventia aos planos futuros da Irmandade.
Foi uma revelação rápida mas satisfatória. Poderia ter se prolongado mais para que o suspense fosse maior mas, por outro lado, colocar um rosto na ameaça nos dá a chance de pensarmos na Irmandade como um todo, como um vilão de rua de grandes proporções. Enquanto o Samaritano não percebe a brecha de segurança implantada pela Root, lidaremos com os problemas que surgirão dessa perigosa facção criminosa.
Com um novo vilão, o reaparecimento do Elias – que é sempre um presente, e novos tons para a trama, Person Of Interest nos entregou um episódio bem satisfatório. A Irmandade nos deu uma pequena amostra do trabalho que pode dar ao nosso amado team machine, coisa que esperamos com muita ansiedade porque a ação está apenas começando.
Você já sabe, deixe sua opinião, vamos conversar sobre Brotherhood e suas surpresas que fizeram toda a diferença nesse comecinho de temporada.
17 de outubro de 2014 em Manicômio Séries


Nenhum comentário:

Postar um comentário